top of page

Kyoushin no Brasil



O Karate Kyokushin Oyama chegou ao Brasil, no ano de 1972, com Seiji Isobe, um dos melhores técnicos do estilo Kyokushin do mundo. Seiji Isobe, montou sua academia em Santo André, na Rua Suíça, no Parque das Nações, o marco histórico do Kyokushin no Brasil, em 1974.

Logo depois, através da Matriz instalada na Avenida Liberdade, 1086, em São Paulo, o professor Seiji Isobe dava orientação às academias da América do Sul. O trabalho do Shihan Isobe em toda a América do Sul, fez com que Mestre Masutatsu Oyama o homenageasse com o prêmio kanto-sho.

No ano 1976 foi fundada a Associação Kyokushin de Artes Marciais, registrada na Federação Paulista de Arte Marciais.

Em abril de 1986 foi fundada a Federação Paulista de Karate Kyokushin Oyama e em novembro do mesmo ano, a Federação Amazonense. Nesse mesmo ano, foi determinado que Karate seria uma modalidade esportiva, onde não poderia haver contato entre os praticantes por esse motivo:

"através da Resolução nº 19/86-CND, publicada no Diário Oficial de 12.12.1986, e que consta do livro de normas do CND de 1986 pág. 67, o CND declarou que a modalidade de luta e desporto Kyokushin - embora tenha origem no Karate, não pode mais ser confundido com este porque o Karate proíbe o contato, mas no Kyokushin a luta é de contato."(Padilla, 2005)

Sendo assim, o Karate Kyokushin Oyama passou a chamar-se Luta de Contato Kyokushin Oyama, porém, esta resolução não mais está em vigor uma vez que no site do Ministério do Esporte (2005), na parte referente ao Calendário Desportivo Nacional constam as informações da Confederação Brasileira de Karate Kyokushin Oyama, e não Confederação Brasileira de Luta de Contato Kyokushin Oyama.

Em abril de 1994 ocorre o falecimento do Mestre Oyama, com isso a direção geral da International Karate Organization, ficou a cargo de Shokei Matsui, que nomeou Shihan Isobepara Sub-Chefe do departamento internacional.

Atualmente a Confederação Brasileira de Karate Kyokushin Oyama é presidida pelo ShihanFrancisco Alves Filho (5º dan), que até a data de nomeação era o único atleta não japonês a vencer o campeonato mundial o qual teve novamente um não japonês como campeão com a vitória do atleta Ewerton Teixeira em 2007.

O Brasil já figurou diversas vezes em primeiro lugar no ranking mundial desta modalidade esportiva, tanto nas categorias masculino como na categoria feminino, em campeonatos de divisão de peso ou por equipe. Os mais importantes títulos conquistados pelo Brasil foi o bi-campeonato mundial em 1999 e 2007, obtido pelos atletas Francisco Filho e Ewerton Teixeira, em Tokyo e o título de campeão mundial feminino, obtido por Fabiana P. Resende, do 1º campeonato mundial feminino realizado nos EUA. O Brasil é tambem campeão mundial por equipe, título conquistado em 2002, em São Paulo quando o Brasil derrotou a equipe Russa na final.


http://www.kyokushinsp.com.br/kyokushin-no-brasil.php

Comentarios


bottom of page