top of page

“Kancho” Shokei Matsui


Shokei Matsui nasceu em 15 de janeiro de 1963, em Chiba, Japão. Desde criança, demonstrava interesse em praticar esportes. Fez ginástica olímpica, natação e kendo. Mas seu maior desejo era aprender karate.

Aos 13 anos, ingressou na Matriz Mundial de Karate Kyokushin, em Tóquio. Renunciou a todas as diversões e, três anos depois, já era faixa marrom no estilo.

Em 1979, Matsui participou pela primeira vez do Campeonato Regional Norte do Japão e se classificou em 5º lugar. Era o início da maratona por colocações melhores. No ano seguinte, foi vice-campeão do I Campeonato do Estado de Chiba. Ainda aos 17 anos, participou do XII Campeonato Nacional e ficou entre os 4 melhores.

Em 1983, durante o XV Campeonato Nacional, Matsui fraturou três costelas. Mesmo machucado, venceu mais duas lutas. E continuaria o combate não fosse a intervenção do Mestre Oyama.

O episódio o fez refletir e intensificar o treinamento.

Apesar do esforço, no ano seguinte, Matsui não pôde participar do XVI Campeonato Japonês. Ao fazer agachamentos com uma carga de 200 kg, deslocou a coluna e teve que suspender as atividades físicas por seis meses.

Exemplo de garra e determinação, Matsui chegou ao título de campeão nos XVII e XVIII Campeonatos Nacionais.

Com a proximidade do campeonato Mundial, Matsui passou a treinar de 8 a 10 horas por dia. Embora não estivesse entre os favoritos ao título, Matsui surpreendeu a todos e sagrou-se o campeão entre os 207 atletas participantes!

Indagado sobre o que fora preciso para alcançar a primeira colocação, Matsui deu uma lição: “Primeiro, ficar forte. Depois, confiar em si próprio e treinar muito. Não esquecer o valor do kihon. Ter sempre disposição e vontade de avançar cada vez mais. E fazer do karate uma parte da própria vida, seja nos momentos alegres ou tristes”.

Depois de sua aposentadoria como atleta, em 1987, Matsui passou a técnico da seleção japonesa e viajou ao redor do mundo junto do Mestre Oyama para dar demonstrações técnicas da arte.

Com a morte do Mestre Oyama, em 1994, a indicação de Shokei Matsui para sucedê-lo surpreendeu a todos. Mas, foi o próprio Mestre quem o escolheu, em seu testamento.

No início, ninguém acreditava que Matsui, com apenas 33 anos, conseguiria dar continuidade aos planos do Mestre.

Após a realização do primeiro Mundial organizado por Matsui, as opiniões sobre ele mudaram.

Mestre Oyama havia tomado a decisão certa.

bottom of page